DAAC - Diretório Acadêmico Arthur Cortês
No Brasil, por um período, chegaram a ser antagônicos esses dois conceitos: Acadêmico e Militar, visto que, no período da ditadura os estudantes universitários eram a maior força opositora ao regime e travaram várias batalhas inclusive com atentados, seqüestros etc.
Guardadas as opiniões pessoais acerca de quem estava com a razão, o fato é que hoje vivemos num período diferente para o país. Os militares não carregam mais o status político de outros tempos e principalmente suas polícias vêm perdendo a credibilidade no cenário nacional.
Vivemos a redemocratização, os direitos do homem, a cidadania, o respeito à dignidade humana, os valores sociais, étnicos e religiosos enfim. Tudo isso não pode ficar da Guarda pra fora, os quartéis não podem permanecer estruturas rígidas e alheias à essas mudanças, sob pena de formar mal seus policiais.
O Diretório Acad~emico é uma entidade estudantil que representa, normalmente, os estudantes dentro de uma instituição de nível superior.
Os Diretórios Acadêmicos são formados, de maneira geral, a partir da associação de estudantes, o que faz com que possam ser classificados, do ponto de vista jurídico, como associações civis
O DIRETÓRIO ACADÊMICO ARTUR CÔRTES é órgão representativo dos alunos do CFOPM e CFOAPM da Academia de Polícia Militar da Bahia e tem por finalidade congregar e representar seus associados, proporcionando-lhes atividades culturais, sociais e representativas, independente de qualquer filiação política ou religiosa.
A denominação “ARTUR CÔRTES” é homenagem ao Capitão PM Artur de Oliveira Côrtes, um dos responsáveis pela criação do Centro de Instrução, hoje Academia de Polícia Militar da Bahia.
Entende-se por membro do DAAC o Aluno Oficial regularmente matriculado no Curso de Formação de Oficial e Formação de Oficial Auxiliar da Academia de Polícia Militar da Bahia, que esteja em dia com seus deveres, de acordo com o Estatuto do Diretório.
São fins do DAAC:
· Organizar eventos sociais, culturais, esportivos, assistenciais e cívico-militares para a congregação dos seus membros;
· Promover a defesa dos interesses do corpo discente e o desenvolvimento intelectual, moral e crítico dos seus membros;
· Incentivar a cultura literária, artística e desportiva dos seus membros;
· Realizar intercâmbio e colaboração de caráter cultural, educacional, desportivo e social com entidades Acadêmicas em Geral;
· Promover a cooperação entre Oficiais, Instrutores, Funcionários Civis e Alunos Oficiais, na vida acadêmica, buscando o seu aprimoramento;
· Manter relações com organismos públicos e privados e com eles celebrar convênios;
· Dispor, obedecendo a este Estatuto e em Assembléia Geral sobre sua organização;
· Constituir seu patrimônio, quer adquirindo, quer vendendo, quer recebendo doações de pessoas físicas ou jurídicas;
· Homenagear de outras formas àqueles que prestaram relevantes serviços ao Diretório ou à Corporação.
FONTE: http://www.pm.ba.gov.br/
Nenhum comentário: